domingo, 22 de março de 2009

O BRASIL NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ANITA

Anita Malfatti estudou na Alemanha e Estudos Unidos, onde teve a liberdade de pintar com toda força de criação , sem quaisquer limitações estéticas.Anita retorna ao Brasil em 1916 para expor sua nova concepção de arte voltada para o expressionismo, no entanto o Brasil não estava preparado para suas obras, o Brasil atravessava um momento de premência nacionalista não aceitou sua nova maneira de pintar, até mesmo porque o estilo da pintora fugia aos padrões vigentes no país.A Tela O Homem Amarelo, a operação cromática é o principal acontecimento, ato potencializado em cor sob máscara humana, levemente sóbria, quase indiferente á si mesmo.

ANITA E MARIO

Anita sempre teve ao se lado um único, fiel amigo, confidente, companheiro, defensor e sua paixão secreta. Anita lhe escreveu 77 cartas, não se sabe ao certo, quantas ficaram pelo caminho, quantas a pedido de Anita, Mario destruiu.

Entre a primeira e a ultima passaram-se uma uma vida, a verdadeira Anita só Mario conheceu nos seus momentos mais íntimos, receosos, femininos, inseguros, ousados e avessos.Mario nunca se aproximou como ela queria, mas nunca se afastou, Mario faleceu 19 anos antes que Anita, sem lhe dar uma definição.


Nenhum comentário: