domingo, 22 de março de 2009

LASAR SEGALL

LASAR SEGALL

Artista completo, Lasar Segall experimentou todas as formas de expressão de sua época. Pintor, desenhista, gravador e escultor, foi um mestre do Expressionismo e um dos introdutores do Modernismo no Brasil, vindo a ser um símbolo para toda uma geração.Lasar Segall nasceu em 21 de julho de 1891 em Vilna, capital da Lituânia, na época sob ocupação da Rússia. Morreu em São Paulo, Brasil, em 2 de agosto de 1957, como cidadão brasileiro, deixando um vasto acervo que focaliza não apenas a beleza mas, sobretudo, a miséria que presenciara em sua jornada pela vida. Ainda em sua terra, teve uma breve aproximação com o escultor judeu-russo Markus Matveïevitch Antokolski (21/10/1843-14/07/1902), importante mestre da escola russa, que lhe deu os primeiros ensinamentos de escultura e gravura, aconselhando-o a mudar-se a Paris, se pretendesse, mesmo, dedicar-se à arte.

Sua primeira visita ao Brasil aconteceu em 1912, para encontrar alguns irmãos que aqui residiam, e apresentou em 1914, a primeira exposição modernista em solo brasileiro. O artista já havia cursado a Academia de Desenho de Vilna, a Imperial Academia Superior de Belas Artes de Berlim e a Academia de Belas Artes de Dresden.

Um comentário:

Alexandre Fester disse...

Parabéns, gostei do seu trabalho nesse blog, sou um apreciador e gostei do seu trabalho em divulgar os artistas e suas obras e principalmente o histórico de cada uma, muito obrigado por oferecer um blog de qualidade, muito sucesso!